sexta-feira, 25 de outubro de 2019

"Um olhar sobre... os nossos direitos"

Nesta atividade, que decorreu em dois momentos distintos durante o mês de outubro, os alunos de 3.º e 4.º ano foram convidados a refletir sobre os direitos da criança. Numa primeira sessão, dinamizada pela Biblioteca Municipal, os alunos exploraram a Convenção sobre os Direitos da Criança e, dos 54 artigos, foram convidados a representar, através do desenho o 16.º e o 17.º.
Posteriormente, na segunda sessão com o Museu de Olaria, os alunos passaram os seus desenhos para azulejo, experimentando uma técnica de pintura diferente e construindo assim dois belos painéis. Foi uma atividade muito enriquecedora!













domingo, 20 de outubro de 2019

Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de outubro, a EB de Rio Côvo Santa Eugénia celebrou o Dia Mundial da Alimentação com diversas atividades de consciencialização da importância de uma alimentação saudável e porque o pão faz parte dos lanches das nossas crianças e consta da roda dos alimentos, este foi o ponto de partida para as atividades preparadas.
Foi explorada uma história sobre o ciclo do Ciclo do Pão, onde os alunos ficaram a conhecer as diferentes etapas agrícolas e diferentes instrumentos utilizados pelos agricultores, registando as aprendizagens adquiridas numa banda desenhada.
Em parceria com a padaria local, os alunos puderam modelar os seus próprios pães, graças à massa de pão pré-preparada que a padaria ofereceu e levaram a cozer no forno da escola.
À tarde, vestidos a rigor, os alunos participaram numa desfolhada tradicional, que contou com a colaboração da Associação de Pais.
























sexta-feira, 4 de outubro de 2019

"Hora do Conto"

De forma a proporcionar condições para que a leitura seja utilizada como um recurso essencial à promoção do sucesso escolar, os alunos, no dia 1 de outubro, puderam vivenciar a "Hora do Conto", promovida pela Biblioteca Municipal, através das atividades “Ah! Lá vêm as histórias…” e “Histórias encadeadas e salteadas!”. Esta atividade foi explorada de forma dinâmica por um contador de histórias que apresentou um conjunto de histórias de vários autores, recomendados pelo PNL, procurando desenvolver a imaginação das crianças, despertar-lhes a criatividade e o sentido crítico. Foi, sem dúvida, uma atividade enriquecedora que muito agradou às crianças.