No dia 21 de novembro, a escritora Sílvia Lopes encantou os alunos da nossa escola com a apresentação da sua obra «Dar corda às palavras».
Uma viagem pelo mundo das palavras, criando o gosto pela leitura e escrita!
No dia 21 de novembro, a escritora Sílvia Lopes encantou os alunos da nossa escola com a apresentação da sua obra «Dar corda às palavras».
Uma viagem pelo mundo das palavras, criando o gosto pela leitura e escrita!
O dia foi comemorado com muita alegria e partilhado com os utentes da Associação Humanitária da freguesia.
Os alunos puderam interagir com
as pessoas mais velhas da associação. Apresentaram-se canções alusivas ao dia,
terminando-o com a degustação de castanhas assadas.
O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado na escola procurando-se harmonizar as atividades desenvolvidas. Durante a semana de 16 a 20, foram dinamizadas atividades de promoção de uma alimentação saudável e sustentável e de exploração de histórias alusivas à temática / roda dos alimentos.
Foi visualizado por todos os
alunos da escola o filme “Dimensão S” sobre a importância de uma alimentação
equilibrada e variada e a prática de exercício físico.
Tivemos a visita de um padeiro, o
qual presenteou os alunos com a elaboração de uma piza saudável na qual os
alunos também puderam dar o seu contributo. A registar que este senhor é
familiar de algumas crianças que frequentam a escola e é também um antigo aluno
desta escola.
No dia 14 de setembro, deu-se início a mais um ano letivo!
Todos os alunos foram recebidos com entusiasmo e com uma decoração elaborada pela Associação de Pais. Realizaram-se jogos de apresentação, diálogos sobre o bom funcionamento da escola, organização dos materiais e canções temáticas.
No dia 15 de setembro, os alunos participaram em
atividades rítmicas, envolvendo batimentos rítmicos e coreografias simples,
orientados por uma professora de música e dança.
Houve também lugar para uma sessão fotográfica de forma a registar este dia tão importante para todos.
A festa de encerramento do ano letivo decorreu de uma forma extraordinária, pensada no divertimento das crianças/alunos. No período da manhã, os alunos premiaram os colegas finalistas com atuações de canções e danças. No período da tarde, foi realizada uma “Festa da Espuma”. A espuma era colorida e lançada por um canhão, ao som de música. Algumas crianças vieram equipadas com fatos de banho e toalhas de praia, mudas de roupa para poderem usufruir da “brincadeira”. Neste dia, foi ainda oferecido um gelado às crianças.
Foi um dia vivenciado com muita alegria e boa disposição!
Em abril, a nossa escola participou na Campanha do Laço Azul que pretende promover a proteção das crianças contra os maus tratos na infância.
No dia 20 de abril, foi dinamizada uma atividade pela artista residente, Joana Caçador, no âmbito do Projeto das Artes. As crianças/alunos foram previamente convidadas a recolher e trazer elementos da natureza (folhas, ramos, flores, areia, pedrinhas, …) para, no dia da atividade, construírem peixes “fora d´água”. Esta atividade envolveu toda a equipa educativa e contou com a participação ativa dos pais na recolha dos elementos solicitados.
Este momento permitiu a exploração da arte através de manifestações artísticas e temáticas, relacionadas com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No último dia do 2.º período, realizou-se uma Visita de Estudo à Quinta de Pentieiros, Ponte de Lima.
Com esta atividade, as crianças/alunos vivenciaram o dia-a-dia da vida rural. Contactaram com os animais existentes na quinta; visitaram a horta pedagógica; descobriram ervas aromáticas e medicinais e puderam experienciar atividades de equitação (volteio, limpeza das boxes e cuidados a ter com o animal). Com a dinamização desta atividade, foram proporcionadas situações de aprendizagens diversificadas e momentos de intercâmbio e convívio.
Para assinalar o Dia Mundial da Árvore (21 de março) e celebrar a chegada da primavera, os pais/encarregados de educação foram convidados a participarem com a criação de trabalhos originais. Juntamente com outros trabalhos produzidos pelos nossos alunos, a escola rapidamente se tornou primaveril!
Para a vivência do Carnaval, foram dinamizadas atividades de expressão plástica alusivas ao tema. Os alunos vieram fantasiados a seu gosto, contagiando tudo e todos com a sua natural alegria. Foi realizado um desfile pelas ruas da freguesia. De tarde, dançaram e cantaram e realizaram um desfile de máscaras pelo espaço exterior da escola. Foi um dia vivido com muita alegria!